Arte Persa
Características da arte persa, arquitetura, pintura, resumo, escultura, relevos, influências, palácios persas
Introdução
A arte persa corresponde às diversas manifestações artísticas (pintura, arquitetura, escultura, artesanato, relevos e etc.) da civilização persa antiga. Era essencialmente uma arte imperial, já que os artistas eram contratados pelos imperadores para construírem e adornarem seus palácios e templos.
Arquitetura Persa
A arquitetura persa, embora tenha desenvolvido uma identidade própria, teve influências dos gregos, egípcios, medos e assírios.
Podemos destacar os templos religiosos, utilizados para os cultos do zoroastrismo (religião predominante entre os persas) e também para reuniões de caráter social.
Os palácios eram suntuosos, apresentando grandes espaços internos decorados, pois serviam de moradia para os reis e suas famílias. Estes palácios eram sustentados por grandes colunas e capiteis decorativos.
Os persas também construíram grandes mausoléus (espécie de tumbas) em homenagem aos reis e imperadores mortos.
Ruínas de Persópolis: exemplo da arquitetura persa
As cidades persas também merecem destaque não só pela arquitetura, mas também pelo desenvolvimento urbano que apresentaram. A grandiosidade das cidades persas pode ser atestada até hoje, através das ruínas de Pasárgada ( uma das principais cidades do Império Persa). As cidades persas de Susa e Persépolis também são exemplos da grandiosidade e alto nível de desenvolvimento da arquitetura urbana desta civilização.
Escultura e pintura persa
Os artistas persas esculpiram lindas esculturas, usando ouro, prata e pedras decorativas. Estas peças eram encomendadas por reis e serviam para, principalmente, ornamentar os luxuosos palácios. Em alguns palácios, os imperadores ordenavam a produção de gigantes esculturas retratando o próprio imperador, numa forma de demonstrar todo seu poder.
Os relevos decorativos também estavam presentes nestes palácios, assim como as pinturas. Estes relevos e pinturas retratavam, principalmente, aspectos sociais que mostravam a grandeza do império e do poder do imperador.
Temas da vida cotidiana dos nobres como, por exemplo, cerimônias religiosas dos persas também apareciam nestas pinturas presentes nos palácios.
Outra temática muito presente nas pinturas, esculturas e relevos, que decoravam os palácios, eram as grandes vitorias e conquistas militares realizadas pelos imperadores persas.
Sem comentários:
Enviar um comentário