Os recursos naturais são elementos da natureza úteis ao ser humano para a sua sobrevivência, conforto e desenvolvimento de diversas atividades. Exemplos deles são os vegetais, os ventos, a água, a energia solar, o solo, as florestas, os minérios, dentre outros. Eles podem ser divididos em Recursos Naturais Renováveis e Não Renováveis. Ambos, no início da história do homem, eram manejados de forma equilibrada. Porém, com o surgimento de técnicas modernas, os seres humanos passaram a utilizá-los de forma exagerada e descuidada. Das atividades que podem ser realizadas estão a agricultura, o extrativismo mineral e vegetal, a caça, a pesca, etc.
Quando esses recursos são usados em excesso, o país começa a operar “no vermelho”. Por isso, surgiu O Dia da Sobrecarga da Terra (Earth Overshoot Day), uma data para lembrar que os seres humanos utilizaram-nos exageradamente, em relação a quanto o planeta pode se recuperar no mesmo ano. Em 2014, esse dia aconteceu no mês de agosto. O cálculo é feito pela Global Footprint Network (GFN), uma organização internacional que luta pela sustentabilidade do planeta e possui escritórios na Ásia, Europa e América do Norte.
Com o aumento da emissão de dióxido de carbono na atmosfera, consequentemente ocorre a falta de água, o desmatamento, a erosão do solo, a extinção da fauna e flora, dentre outros elementos. Nesse sentido, a missão dos países é evitar que esses problemas ocorram, além de preservá-los.
Tipos de Recursos Naturais
Recursos Naturais Renováveis
São classificados como os que podem ser renovados, ou seja que não se esgotam. Um exemplo são o vento, a água, o ar, madeira, etc., que são dependentes de outros sistemas para transformá-los e deixá-los em condições de uso. A energia eólica, por exemplo, é produzida a partir da força dos ventos. Além dela, há também a energia solar, que pode ser capturada por meio de painéis solares.
Recursos Naturais Não Renováveis
São aqueles que devido a sua exploração, um dia poderão acabar. Eles se tornam escassos por causa da capacidade de renovação, ou seja, a sua produção é lenta, levando, às vezes, milhares de anos para ser produzido. Exemplos disso são carvão, petróleo, ferro, xisto, ouro, alumínio, etc. O petróleo é um elemento que demora um período longo para sua formação.
Existem alguns recursos que entram na classificação dos potencialmente renováveis, ou seja, que irão depender de como o homem cuidar deles. Por exemplo, devido ao desmatamento, a madeira se tornar escassa; a água potável poderá acabar, caso os seres humanos não a utilizem de forma correta e evitem a poluição dos rios.
Recursos Naturais no Brasil
O Brasil é cercado por recursos naturais e rico em biodiversidade. No país, são encontrados muitas espécies de animais e vegetais, que fazem parte de ecossistemas variados e importantes para manter o clima a que pertencem, o clima tropical. Existe água em abundância, solos férteis, que são responsáveis por movimentar a economia, com o cultivo de produtos agrícolas, além de belíssimas paisagens.
Sem dúvida, eles são uma das principais riquezas do país e por isso, é necessário cuidar desses patrimônios. As Unidades de Conservação(UC) são uma das estratégias utilizadas pelo governo brasileiro para proteção e manutenção dos recursos à longo prazo. A lei 9.985/2000 regulamenta a criação do Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza. Através da lei, houve uma melhor gestão das áreas de conservação de forma completa e também foram criados mecanismos para que os cidadãos também pudessem participar dessa relação de cuidado com o meio ambiente
O Impacto do Esgotamento dos Recursos
O esgotamento dos recursos naturais pode gerar um grande problema para os seres vivos e até mesmo extinção de espécies. Nesses casos, é importante ressaltar que as fontes de energia alternativa devem ser consideradas. Caso o homem não os utilize corretamente, a população pode sofrer com a escassez de água e alimentos.
Água
O abastecimento de água doce do planeta está em risco, de acordo com a Organização das Nações Unidas. Conforme dados do Relatório Mundial das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento dos Recursos Hídricos de 2015 (Água para um Mundo Sustentável), se a população não mudar o uso, o gerenciamento e compartilhamento do recurso, este poderá não ser suficiente para suprir as necessidades da população mundial.
Cerca de 3% é a quantidade de água própria para o consumo, sendo que no mundo, existe uma desigualdade na distribuição de água potável. Um dos exemplos de má distribuição ocorre nos países localizados no Oriente Médio e também em algumas áreas da Ásia, África e das Américas. O Brasil é um dos que sofrem com a crise da água. Apesar de ser um abundante nesse recurso, a maior parte está localizada na região Norte e as regiões com maior concentração populacional são o Nordeste e Sudeste. Mas, este é um problema que vai além dessa distribuição. Para combatê-la, os governos procuram desenvolver métodos para tratar, preservar e reduzir o consumo da água.
Alimentos
O aquecimento global é um dos fatores que podem prejudicar a produção agrícola dos países. Esse fato é capaz de trazer prejuízos e deixar milhões de pessoas passando fome. De acordo com os dados da FAO, um em cada seis habitantes do planeta passa fome (aproximadamente 1 bilhão de pessoas no mundo).
Petróleo
O petróleo também é um recurso que poderá acabar, quando atingir o seu ápice. Mas, não há um momento certo da história que isso ocorrerá, pois dependerá da descoberta de novas reservas. O grande problema é que muitos países dependem dele para a realização das suas atividades.
Desertificação
O uso incorreto dos recursos pode provocar também a desertificação, que seria a degradação do solo, da água, da fauna e da flora. Existem vários países afetados por esse problema, muitas vezes por causa das mudanças climáticas, do clima e também da ação humana. No Brasil, um dos biomas afetados é o da caatinga, que sofre com desmatamentos e queimadas. Em áreas onde isso ocorre, há uma redução da qualidade de vida.
Além desses problemas ambientais, existem muitos outros que merecem atenção para a preservação dos recursos.
Como Conservar os Recursos Naturais
Além do governo, os cidadãos são responsáveis por preservar os recursos naturais do planeta. Confira algumas dicas práticas para conservar água, energia e ainda economizar dinheiro:
1) Evite os vazamentos
♦ Tenha cuidado com os vazamentos na sua casa, tais como torneiras pingando, canos furados, descargas do vaso sanitário, etc. Note sempre alterações no hidrômetro.
2) Evite Longas Horas no Banheiro
♦ O chuveiro elétrico é um dos aparelhos com grande consumo de energia. Além de controlar o tempo no banho, procure fechar a torneira para se ensaboar e evite tomar banho em horários de maior consumo (18h às 20h30min). Outra dica é não fazer a barba ou escovar os dentes com a torneira aberta;
♦ Na pia, pode ser instalada torneira com aerador.
3) Cuidados na Cozinha
♦ Pode-se usar aerador nas torneiras para diminuir a vazão da água. Uma dica ao lavar pratos, é ensaboar todos os utensílios, colocá-los em uma bacia e depois enxaguá-los. Caso utilize a máquina de lavar louça, procure ligar somente quando estiver com toda capacidade;
♦ Compre uma geladeira/freezer econômico, evite colocá-lo próximo ao fogão, aquecedores, etc. Não deixe a porta da geladeira muito tempo aberta e não coloque líquidos ou alimentos quentes.
4) Área de Serviço e Área Externa da Casa
♦ Deixe as roupas de molho e evite gastar água de forma exagerada durante a lavagem. A água que ficou de molho com sabão poderá ser usada para lavar o quintal;
♦ Na máquina de lavar roupas, use a capacidade máxima;
♦ Passe todas as roupas de uma única vez e evite ligar o ferro elétrico, quando outros aparelhos estiverem ligados;
♦ Sempre aproveite a água da chuva, pois é possível guardá-la em recipientes para molhar plantas e usar para lavar outros locais, como a calçada, o carro, etc.
5) Lâmpadas, Televisão e Ar Condicionado
♦ Compre lâmpadas fluorescentes para as áreas da casa. São mais duráveis e ótimas para economizar energia. Evite acender lâmpadas de dia, abra as janelas e deixe a luz do sol entrar. Procure pintar os cômodos com cores claras que refletem melhor a luz e evitam a utilização da luz artificial.
♦ Procure desligar a televisão, quando não estiver em uso. E, principalmente, não durma com ela ligada. Uma dica é usar o ‘timer’ para que ela desligue sozinha, caso tenha adquirido o hábito de dormir com ela ligada.
♦ Sobre a utilização do ar condicionado, mantenha as janelas fechadas, enquanto estiver ligado; limpe os filtros para melhorar a circulação do ar e prefira a compra de um aparelho com maior eficiência e de acordo com o tamanho do seu ambiente.
6) Coleta Seletiva
♦ Não jogue lixo na rua e doe objetos que não estão em uso, ao invés de jogar no lixo;
♦ Leve sacola própria para realizar a compra no supermercado;
♦ Não jogue lâmpadas, pilhas ou baterias no lixo, mas em locais de descarte próprio;
♦ Separe o lixo para a reciclagem ou procure cooperativas que trabalhem com isso. Evite gastar muito papel e aproveite melhor o seu uso.
Sem comentários:
Enviar um comentário