A resposta é "sim", por meio da terapia de regressão de vidas passadas. É importante entender o que é reencarnação, difundida no budismo e no espiritismo, e que está associada à lei da causa e efeito, o chamado karma, que significa "ação". Também não podemos esquecer que o homem tem o livre-arbítrio, ou seja, ele é responsável por todas as suas ações. Através da crença na reencarnação, que está presente nos Vedas e é reforçada nos Upanixades, é possível entender o código da vida cotidiana que encoraja a boa conduta (já que a bondade é recompensada) e evitar a má conduta, que reserva numa vida posterior o cumprimento do karma para a evolução espiritual.
Existe uma crença de que as marcas de nascença estão associadas aos ferimentos mortais em vidas anteriores. Certas doenças físicas ou psicológicas podem ter origem em uma encarnação anterior à atual, e tais enfermidades apresentam grande dificuldade de cura até se deparar, através da regressão, com o motivo do sofrimento.
Nem sempre a doença é uma simples repressão de alguma dor emocional numa vida anterior. Pode ser a necessidade do "Eu Verdadeiro" se manifestar para alertar o indivíduo quanto à intolerância, à falta de vontade de ajudar o próximo ou em desenvolver potenciais criativos que estão lutando para se expressar.
A morte, portanto, deve ser encarada como mais um estágio de crescimento e não deve ser compreendida como o fim dos vínculos definitivos entre os familiares e as pessoas que amamos. Deve ser vista como uma separação temporária deste mundo físico.
Relembrar fatos ocorridos em vidas passadas pode ajudar a reduzir tensões, controlar ou eliminar dor, culpa, ansiedades e vários tipos de medo; também facilita a desenvolver a concentração; liberta potenciais pessoais; e aciona um senso de responsabilidade. Também começa a entender os pais e outras pessoas do círculo íntimo; alivia pressões reprimidas e faz esquecer lesões antigas; melhora a visualização para tornar-se mais ação do que reação.
Como fazer a regressão?
Peça ajuda a um amigo para fazer o relaxamento. De acordo com a pesquisadora Florence Wagner McClain, autora do livro Guia Prático de Regressão a Vidas Passadas, ela pode ser feita com a ajuda de uma pessoa para conduzir o relaxamento e, posteriormente, à regressão de memória. Coloque uma música suave e faça as perguntas pausadamente.
Devemos entender que a regressão será feita no primeiro estágio, ou seja, a pessoa estará consciente o tempo inteiro, dotada de todas as suas faculdades mentais, psicológicas etc. não existindo a menor possibilidade de "não retornar", como diz a crença popular. Ela deve ficar deitada, tranquila enquanto escuta o relaxamento nesta sequência:
Primeira etapa do relaxamento:
Feche os olhos. Fixe sua atenção nas pálpebras. Deixe suas pálpebras relaxarem.
Fixe a atenção no couro cabeludo (pausa). Perceba se há algum músculo tenso. Relaxe o couro cabeludo. Solte cada músculo para que seu couro cabeludo fique completamente relaxado. (pausa)
Fixe sua atenção no rosto (pausa). Perceba se há algum músculo tenso. Relaxe o músculo do rosto.
Fixe sua atenção nos maxilares (pausa). Relaxe o pescoço.
Fixe sua atenção nas mãos. Perceba todos os músculos e nervos da sua mão. Deixe que cada músculo, cada nervo, cada célula, fique completamente relaxado.
Fixe sua atenção no peito (pausa). Deixe que cada célula funcione de forma normal, rítmica. Deixe seu peito completamente relaxado (pausa).
Fixe sua atenção no abdômen (pausa). Deixe seu abdômen completamente relaxado (pausa).
Fixe sua atenção nas pernas (pausa). Perceba se há algum músculo tenso. Deixe que elas fiquem bem relaxadas.
Fixe sua atenção nos pés. Perceba se há algum músculo tenso (pausa). Relaxe os pés. Deixe que seus pés fiquem totalmente relaxados.
Obs.: quem está lendo o relaxamento deve esperar meio minuto para dar a sequência da regressão, sempre com uma voz tranquila. Depois, poderá perguntar: "sente-se bem? podemos prosseguir?"
Segunda etapa do relaxamento
Seus pés não fazem mais parte do seu corpo. (pausa)
Fique alheio às suas pernas. Faça de conta que elas não pertencem mais ao seu corpo. Avise-me quando estiver conseguido isto. (pausa para a resposta). Muito bem; seus pés, suas pernas e seu abdômen não pertencem mais ao seu corpo.
Fique alheio a seu peito (pausa). Faça de conta que ele não pertence mais a seu corpo. Levará somente um momento. Ótimo, seus pés, pernas, abdômen e peito não pertencem mais a seu corpo.
Agora se imagine parado em frente ao local onde mora atualmente. Avise-me quando estiver lá. (pausa para a resposta). Ótimo. Agora descreva a fachada. Diga-me o que você visualizaria se estivesse parado em frente ao local onde mora atualmente (pausa para uma pequena descrição). Em que estação do ano você está? É outono? Bom. É inverno? Levará somente um momento. Descreva as modificações que ocorrem no local e nas redondezas durante o inverno. (pausa para uma pequena resposta).
Obs.: quem lê as etapas do relaxamento deverá dizer sobre o próximo passo, ou seja, a terceira etapa da regressão. Quem está ouvindo, deve permanecer com os olhos fechados. Se desejar, a regressão pode ser interrompida a qualquer momento.
Terceira etapa da regressão
Imagine-se em frente à porta de sua casa (pausa) Agora, abrindo a porta. Imagine que a porta se abre para um longo túnel, no fim da qual existe uma luz. Vou contar de 20 a 1.
A cada número, imagine-se andando pelo túnel em direção à luz e voltando para o tempo até o período anterior a este. Quando eu chegar ao número 1, você sairá do túnel para a luz, e para a vida anterior a essa.
Vinte (pausa), 19 (pausa), 18, andando em direção à luz e voltando no tempo para a vida anterior a essa, 17 (pausa), 16 (pausa), 15, andando em direção da luz, e voltando no tempo, 14 (pausa), 13 (pausa), 12, quando eu chegar a 1 você estará na vida anterior a essa, 8 (pausa), 7 (pausa), 6, voltando no tempo, 5 (pausa), 4 (pausa), 3, quando chegar no 1, você sairá do túnel para a luz e para a vida anterior a essa, 2 (pausa), 1...
Você está no período anterior a esse.
Mentalmente, olhe através de seus olhos e ouça através de seus ouvidos. Olhe, mentalmente para seus pés. O que você está usando em seus pés? (pausa para a resposta; então continue com as perguntas):
Como está vestido?
Qual a sua idade?
Você é homem ou mulher?
Qual seu nome? (primeiro nome que lhe vem a sua mente)
Descreva o ambiente em que está.
Em que parte do mundo você se encontra?
Você sabe em que ano ou época está?
Como é sua mãe?
Como você se sente em relação a ela? Vocês têm um bom relacionamento?
Como é o seu pai?
Como você se sente em relação a ele?
Tem irmãos?
Você tem amigos íntimos?
Examine um dia de sua vida. Levará somente um momento. Como você passa seu tempo? (pausa e espere que a pessoa explique o que vê)
Agora, adiante-se até o período em que você tinha aproximadamente cinco anos a mais, do que você viu até agora. Você tem ____ anos de idade. Levará somente um momento. Você sentirá o tempo passando como a corrente de ar das páginas de um calendário quando folhadas rapidamente. Diga-me assim que estiver lá.
Mentalmente, olhe através de seus olhos e ouça através de seus ouvidos.Onde você se encontra e que o que está fazendo?
Você é casado (a)?
Tem filhos?
Acredita numa força maior?
Pertence a alguma religião?
Como você se sente em relação à vida espiritual?
Você é feliz?
Depois, quem está conduzindo a regressão, poderá fazer as mesmas perguntas, pedindo para que a pessoa examine os 10, 15, 20 anos seguintes (o que for mais adequado para a idade em que a pessoa está vivenciando naquele momento a regressão).
Conte-me qualquer acontecimento importante ou realização que você gostaria de compartilhar.
Há alguma coisa em especial que gostaria de fazer e não conseguiu?
Há alguma coisa que tenha feito do qual sinta orgulho especial?
(........)
Quando você estiver pronto para encerrar a sessão, diga: Vou contar de 1 a 5. Quando eu disser "cinco" você abrirá os olhos no aqui e agora, sentindo-se alerta e renovado. Traga todas as coisas que possam ser benéficas, deixando para trás as que lhe sejam prejudiciais.
1 - 2 - 3 , quando eu contar até cinco você estará em sua vida atual, como ___, sentindo-se renovado e alerta, 4 - 5, olhos abertos, sentindo-se renovado e alerta.
Muito bem... você está aqui no dia _____consciente das situações que vivenciou; deseja relatar algo mais?
Se desejar, pode abraçar a pessoa ou fazer uma oração para encerrar.
Sem comentários:
Enviar um comentário